gimigliano

mataroa

Por que mataroa⁰?

Vou dizer primeiro o que é mataroa, e em poucas palavras, uma plataforma para a publicação de blog.

Agora, respondendo a pergunta, o primeiro ponto é, simplicidade, não quero e não preciso de nada avançado e, isso influência na agilidade de acesso ao blog. A página inicial do site tem em torno de 5.25KB, com um tempo de carregamento em torno dos 1.2 segundos, que claro, será influenciado por vários fatores.

Respeito pela privacidade. Esse é o principal ponto, não quero e não preciso dos dados de quem acessa, meu desejo aqui é apenas compartilhar conhecimento, não fazer desse ambiente um negócio.

Portabilidade de plataforma. Como assim? Consigo exportar quando eu quiser e importar em outro lugar, não existe aquele desejo de manter base de usuários.

É código aberto!

Negócio. Como assim? A ideia de negócio da plataforma é algo humano, transparente e focado em, manter a plataforma viva para que eu possa me preocupar apenas em escrever.

Não é algo definitivo, no momento a mataroa me atende bem mas meu desejo, em algum momento, é auto hospedar muito do que eu acesso, e o blog será um desses ambientes.

*Segundo webpagetest¹, a página inicial demorou em torno de 0.7 segundos para carregar, segue o resultado dos testes nas referencias.

⁰ https://mataroa.blog/
¹ https://www.webpagetest.org/result/220504_AiDcYP_154/

Thoughts? Leave a comment