gimigliano

preparativos

Atualmente na Itália para finalizar meu processo de cidadania italiana, estou com dois irmãos e, dentre os vários preparativos que fizemos, gostaria de compartilhar dois deles que considero os mais importantes ao ir para outro país: conectividade e financeiro.

Para conectividade, existiam duas preocupações, a primeira a de chegar no outro país e conseguir, ao menos, usar um tradutor para se comunicar e um mapa e segundo, no meu caso, conseguir trabalhar. O primeiro, consegui resolver com o Vivo Easy, que você pode adicionar um valor em real que deseja usar no exterior sem ter que mudar de plano ou contratar outra linha, sem contar que, considero o melhor plano para quem não tem consumo intensivo de 4G e ligações (no meu caso, sempre estive em ambientes com WiFi).

Já sobre os planos aqui na Itália, acredito que, todas as principais operadoras e as virtuais garantam mais de 95% de cobertura de 4G, isso significa, não tenha medo de pegar algum plano inicial para ao menos, sair do custo abusivo das operadoras brasileiras. Achei o valor de internet aqui na Itália bem acessível e, de toda pesquisa que fiz, o melhor custo-benefício foi o plano de 9,99€ por 220Gb de internet por mês da operadora Very Mobile. As operadoras aqui também oferecem planos 'ilimitados' com letras pequenas nas quais, podem limitar sua internet dependendo da maneira como você a usa então, avalie sua necessidade pois, pode ser que seja melhor ficar nesses planos com limitação, mas que, ao menos, vão garantir usabilidade.

Para o financeiro, dentre as várias opções de cartões internacionais, contas bancárias, comprar euro, a melhor e mais acessível que encontrei foi a Wise¹. Fácil abrir uma conta, solicitar o cartão é simples e sem burocracia e converter real para euro também é muito simples e instantâneo, desde que, você tenha o valor em real na conta.

Dentre os benefícios, além dos já citados, poder sacar em euro sem custos (o caixa eletrônico pode ter cobrança própria, mas isso independe da Wise) acredito ser um dos mais vantajosos. Transferência de valores e recebimento em conta, seja em real ou em euro, também é sem burocracia, apesar de um pouco mais complexo para o euro, mas isso porque o processo de transferência de real se tornou muito simples com o PIX. Já um ponto negativo é, a Wise ainda não aceita transferência por PIX, apenas por TED, o que, para mim, até o momento, sem prejuízo, mas, poderia ser melhor. O cartão é pré-pago (com base no valor em conta), mas também nada prejudicial pra mim já que, a Nubank tem o papel de ser minha reserva em forma de crédito no caso de emergência e o pesadelo do Itaú também, mas, isso apenas em extrema necessidade.

Um bônus, indicada por um integrante do Manual do Usuário no canal de assinantes foi, a plataforma chamada Subito² para a compra e venda de produtos usados na Itália. Não tenho o local onde vi a pesquisa mas, é a segunda maior plataforma de negociação de produtos usados na aqui, ficando atrás apenas do Ebay e logo abaixo dela, vem a Amazon.

¹ https://wise.com/ ² https://subito.it/

Thoughts? Leave a comment