gimigliano

rclone e syncthing

Atualmente tenho três dispositivos, o primeiro, um iPhone onde, mantenho o que se tem de mais sensível já que, o sistema tende a ser o mais seguro. O segundo é um OnePlus onde, a princípio comprei, comprei para jogar, passar o tempo, mas, atualmente é meu celular principal por alguns fatores, câmera, desempenho e bateria (não consigo acostumar com jogos no celular). O terceiro, comprei quando cheguei na Itália, foi adquirido para servir como roteador do 4G já que, essa função consome muito do celular, e para não prejudicar nenhum dos que eu já tinha, acabei adquirido um de segunda mão.

Então vamos lá, o iPhone já tenho tudo sincronizado com o iCloud, principalmente as fotos, então, não tinha preocupações. Já o OnePlus, não queria usar o armazenamento do Google, e para subir ao da Microsoft, queria antes, criptografar. A primeira opção seria usar o app do Criptomator, que é, o que tenho usado no PC, mas, que no celular teria que comprar uma nova licença e isso me fez procurar alternativas.

Dentre elas, encontrei o Rclone, que achei fantástico já que, não preciso ficar bloqueando e desbloqueando 'discos virtuais' para acessar os arquivos, basicamente o que ele faz é, Criptografar apenas quando os arquivos 'saem' da sua máquina e vão para a nuvem. O Rclone não tem nada oficial para o Android e isso me fez procurar uma solução para sincronizar o Android e o Mac e nisso que entra o Syncthing.

Syncthing, basicamente é, uma ferramenta que faz a sincronização em 'tempo de real' de pastas entre dispositivos, tem como compatibilidade as plataformas macOS, Windows, Linux e Android. Era isso o que precisava, instalei o Syncthing no Macbook e no OnePlus, sincronizei a pasta de fotos e de notas do Obsidian com o Mac, e o Rclone realiza a criptografia e a sincronização com o Onedrive.

A princípio, a estrutura ficou da seguinte maneira:

estrutura-de-sincronizacao

Tudo funcionando, satisfeito com a solução, espero trazer com mais detalhes técnicos como tem funcionado.

Thoughts? Leave a comment