gimigliano

slowly

Um app que diverge das principais propostas apresentadas pelos tradicionais apps de comunicação e mesmo assim, é incrivelmente agradável usá-lo como meio de intercomunicação, arrisco dizer que é um meio mais propicio para uma interação mais autêntica.

As mensagens demoram até dias para chegar ao destinatário, o que implica, ao meu ver em, e como o próprio site¹ cita, "um ritmo mais lento, porém melhor – uma carta de cada vez". A ideia de escrever uma carta ao invés de uma pequena frase ou expressão e, a demora em que aquela carta leva para chegar ao seu destinatário, te induz a escrever de forma mais elaborada, a escrever mais, em pensar em momentos que, em um meio de comunicação mais rápida, não se lembraria. Você pode começar a escrever hoje, terminar amanhã e só enviar no final do dia próximo dia.

"Um apelido & um avatar é tudo que você precisa" conforme o site apresenta, nada mais, mitigando assim, algum preconceito gerado por algum padrões de beleza e talvez um nome incomum que te traga más referencias. Com uma variedade enorme de personalização do avatar, não a motivos para se preocupar na maneira como gostaria de se apresentar, e não se preocupe em colocar seu nome no perfil, por carta você pode se apresentar melhor.

Ah, o slowly também permite o envio de fotos juntamente com sua carta, mas isso apenas "com seus amigos postais no qual você concedeu acesso", Slowly. Dessa maneira, o slowly resolveria (ou ao menos tenta) o problema de pessoas mal intencionadas em usar esse meio. Se você não confia, simplesmente não de permissão ao remetente de enviar fotos. Existe um limite de 10 fotos que podem ser enviadas a cada 12 horas, para mim é um bom número.

Selos, uma das coisas que não se pode faltar em uma carta. Você consegue colecionar de países e de momentos festivos (páscoa, aniversário, dia internacional do livro etc.), além de alguns nos quais você pode comprar na lojinha deles. Fica tranquilo, não existe nenhum impeditivo no app que é só para usuários premium, e esses selos pagos, no meu ponto de vista, é o meio que eles encontraram de manter o app gratuito e sem anúncios, uma vez que, não existe almoço de graça.

O meio de comunicação mais amigável e humano que já conheci, se assim posso me referir. Em nenhuma das cartas já trocadas fui maltratado ou ofendido, muito pelo contrário, a curiosidade, a sinceridade e a educação sempre estiveram presentes. Talvez uma das coisas que jamais pensei em receber, aconteceu, recebi uma carta de parabéns no meu aniversário.

Poder filosofar sobre aspectos da vida foi uma das coisas que não via desde os tempos da faculdade. Trocar pensamentos e ideias que só são possíveis de forma elaborada são difíceis de se encontrar fora de um ambiente acadêmico, mas no slowly é relativamente comum.

Mas nem tudo são flores, infelizmente nem todo mundo se adapta, então é comum algumas pessoas pararem de responder e/ou antes de saírem, perguntem se podem migrar para um meio "tradicional" de comunicação. Em último caso, dá até para você treinar aquela língua que você está estudando.

Existe app para Android, IOS e uma versão web.

¹https://www.getslowly.com/pb/

Thoughts? Leave a comment