gimigliano

standard notes

Faz um tempo que deveria ter finalizado esse post e publicado, enfim, cá estou.

Por um bom tempo eu procurei um aplicativo de notas, passei por Keeper, Evernote, Onenote, Simplenote dentre outros, mas, não me sentia confortável, seja porque a política de privacidade não me agrada, seja por falta de criptografia. Recursos, quando se trata de notas não é um grande fator para mim.

Cheguei a usar por um longo tempo o Codiad¹ e, apesar de não ser criptografado, mantinha controle de sua instalação e backups, mas ele parou no tempo, sem atualizações de segurança e não era multiplataforma. Ele me serviu bem, principalmente na época da faculdade, tanto para notas quanto para salvar códigos.

Após uma pesquisa mais apurada na plataforma AlternativeTo², descobri o StandardNotes³. Inicialmente, pretendia hospedá-lo e manter minha própria versão, mas, analisando os prós e os contras, achei mais sensato testa-lo na versão gratuita e, caso aprovasse, ponderaria entre hospedá-lo ou contratar um plano.

standard-notes

SN me surpreendeu em vários aspectos, além da excelente proposta por de trás da plataforma, tendo como foco a privacidade e a criptografia e ser open-source, a simplicidade dele também me agradou bastante. Pode não ser interessante para pessoas aqueles que precisam de vários recursos (anexo de arquivos, fotos, gráficos etc.), mas o Standard Notes, mesmo na versão gratuita, deve atender super bem os menos exigentes.

Ele é rápido para (des)criptografar, ao menos para poucas notas que é o meu caso, mas, uma rápida olhada no Reddit é possível encontrar alguns usuários que vem reclamando da demora nas versões para Android e IOS, ao mesmo tempo que, eles vem prometendo uma versão mais ágil nesse quesito (v3.5). Eu não vejo isso como um problema, meu maior interesse é saber que minhas notas estão seguras e, uma vez que o aplicativo está aberto e finalizou a (des)criptografia, não existe lentidão. A pesquisa dele é rápido e consegue encontrar notas tanto pelo título quanto pelo conteúdo contido nelas facilitando muito na hora de encontrar notas. Um outro ponto um tanto quanto inusitado é a possibilidade de manter um blog usando a plataforma integrada Listed, sendo simples tal qual o Standard Notes e mantendo a privacidade e segurança que se espera de um site (falo mais sobre nessa postagem⁴).

Nem tudo são flores, além dessa lentidão em algumas ocasiões por conta de criptografia, uma coisa que não me agradou foi o sistema de organização de notas. Existem algumas alternativas, dentre elas, criar "tags inteligentes" que ajuda, não é o suficiente e é necessário algum conhecimento técnico para isso. Uma alternativa são extensões que facilitam nessa organização, mas elas te prendem a versão paga, o que não me agradou e ainda tem muito o que melhorar. Outro ponto são as próprias extensões por te prenderem na versão paga, uma vez que você usa uma extensão, como por exemplo a Plus Editor, se você a desativar, o texto fica cheio de código HTML se tornando inviável a leitura da nota.

Ainda sobre as extensões, elas não se limitam a organização, podendo proporcionar outras vantagens como a alteração das cores do aplicativo (temas), adicionar outras possibilidades de edição, criar listas de tarefas, trabalhar com Markdown, planilhas, código dentre outros. As que eu atualmente tenho instaladas são: Dynamic, Gruvbox Dark Theme, No Distraction, Simple Task Editor e Listed.

Em resumo, como o Ghedin escreve em uma postagem no Manual do Usuário⁵, "ter um app rápido e sem firulas, que receba texto puro e que facilite a sua recuperação está entre aquelas pequenas maravilhas que nem sempre reconhecemos ou valorizamos." Sobre a sincronização, Ghedin também brilha na definição, "discreto, ágil e confiável".

¹ http://codiad.com/
² https://alternativeto.net/
³ https://standardnotes.org/
⁴ https://miniuser.me/9644/por-que-listed
⁵ https://manualdousuario.net/apps-anotacoes/

Thoughts? Leave a comment